Layoffs: não existe licença poética para não dar lucro

12 de julho de 2022

Os recentes chamados layoffs no mercado de startups, ou seja, demissões em massa, estão intrinsecamente ligados à má gestão e isso não há como negar. Além de estar acontecendo em startups maiores, e ainda maior concentração nos chamados unicórnios (empresas avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais de valor de mercado), que possuem tamanho e […].

Leia mais »

Refinamento para a uma boa Sprint Planning: como fazemos com nossos clientes aqui na LM for Business

28 de junho de 2022

Acho que o depoimento de um dos nossos clientes deixa claro o poder, impacto e importância de se ter a cerimônia-dinâmica de refinamento pré sprint planning, e de tê-la como parte integrante das rotinas de uma boa Squad de desenvolvimento de Produtos Digitais. Abdicar do refinamento, além de sobrecarregar sua sprint planning, te limita e […].

Leia mais »

Retrospectiva: A importância do Feedback

14 de junho de 2022

“Tentamos ser um time em que uns apoiam os outros, que aprende entre si e, claro, que dão feedback uns aos outros. (…) Com isso, temos tido um ótimo desempenho. Fomos, nos últimos 20 anos, da entrega de DVDs por Correios para a expansão global do streaming e produção de conteúdo original. Fomos bem sucedidos […].

Leia mais »

Por que preciso de um Product Designer?

17 de maio de 2022

Parece agilizar o processo não fazer pesquisa (research, UX research), parece ser mais ágil pular prototipação, não é mesmo? Às vezes também pode ser justificado pular essas etapas por falta de orçamento, ou não ter um profissional de Product Design e que levará tempo recrutar ou encontrar o orçamento, e por aí vai. A verdade […].

Leia mais »

O primeiro passo para priorizar é dizer NÃO

3 de maio de 2022

Quem sou eu para dizer que você não deva utilizar modelos e matrizes de priorização como diversos conceitos disponíveis no mercado? Jamais diria isso, são modelos importantes e de alta valia como RICE (Reach, Impact, Confidence, Effort) por exemplo, que é um framework bem difundido. Porém priorização passa por uma conjuntura de fatores, desde frameworks […].

Leia mais »

MVP não é a primeira versão do seu produto

3 de maio de 2022

Revisitar os conceitos acadêmicos mesmos os mais difundidos é importante, as adaptações para a prática para o dia a dia invariavelmente podem distorcer conceitos ao longo do tempo, como exemplo disso o tema hoje é MVP (Minimum Viable Product). MVP é uma versão simples de um negócio, produto ou serviço criada para ser testado seu […].

Leia mais »