Definição não significa que você deve mecanizar todos os procedimentos
A discussão sobre design de serviço e o nascimento de frameworks como blueprint que auxiliam no planejamento e organização dos processos de um serviço não é algo novo, esse trecho mesmo compartilhado aqui, é de um artigo de 1984 escrito por G. Lynn Shostack, uma das primeiras citações inclusive do termo Service Blueprint. A proposta […].
O que você sabe sobre Engenharia de Software?
Vamos falar de mais um assunto que possui uma linha tênue, até onde há necessidades de conhecimentos de engenharia de software por parte do responsável pelo produto? Digamos que o conhecimento pode ser básico, mas precisa existir. Podemos começar por stack, mas sem a necessidade de domínio programático, e sim entender, saber quais as tecnologias […].
Melhorias no Produto x Novas Features, qual a diferença?
Mais frequente do que parece, confundir esses dois temas além de comum, pode virar um problema. Pensar em Novas Features para o produto, precisa estar atrelado a objetivos como expansão para novas personas, novos mercados, além de se comunicar e atrair novos públicos, pode também estar atrelado a re-conquistar clientes insatisfeitos, entre outros objetivos e […].
Você está olhando para o Marketing do seu Produto?
É natural existir linha tênue entre as funções de Marketing e as funções de Produto, e nisso nasce uma intersecção importante, a função de Marketing de Produto. Reforçando a função principal de produto, nesta é necessário ter a visão do produto, fazer a gestão e priorização do backlog, estar inserido em uma Squad com alta […].
metodologias ágeis
Segundo o Manifesto do Ágil, os métodos ágeis que nasceram para valorizar mais os indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas, prezar por softwares, negócios, produtos e serviços em funcionamento, mais do que documentação abrangente. Dar mais valor para a colaboração com o cliente, mais do que contratos e documentos, e responder a […].
A criatividade não anda escassa
“Em geral, as companhias estão presas a formatos antigos, com muitos departamentos, organogramas rígidos, e hierarquias intimidadoras.” Este é um trecho do Livro: Oportunidades Disfarçadas, 2009, de Carlos Domingues, que by the way, recomendo a leitura. Aqui a reflexão é simples, o quanto sua empresa incentiva a criatividade, a inovação, você possui canais para recebimento […].