Melhorias no Produto x Novas Features, qual a diferença?
Mais frequente do que parece, confundir esses dois temas além de comum, pode virar um problema. Pensar em Novas Features para o produto, precisa estar atrelado a objetivos como expansão para novas personas, novos mercados, além de se comunicar e atrair novos públicos, pode também estar atrelado a re-conquistar clientes insatisfeitos, entre outros objetivos e […].
Você está olhando para o Marketing do seu Produto?
É natural existir linha tênue entre as funções de Marketing e as funções de Produto, e nisso nasce uma intersecção importante, a função de Marketing de Produto. Reforçando a função principal de produto, nesta é necessário ter a visão do produto, fazer a gestão e priorização do backlog, estar inserido em uma Squad com alta […].
metodologias ágeis
Segundo o Manifesto do Ágil, os métodos ágeis que nasceram para valorizar mais os indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas, prezar por softwares, negócios, produtos e serviços em funcionamento, mais do que documentação abrangente. Dar mais valor para a colaboração com o cliente, mais do que contratos e documentos, e responder a […].
A criatividade não anda escassa
“Em geral, as companhias estão presas a formatos antigos, com muitos departamentos, organogramas rígidos, e hierarquias intimidadoras.” Este é um trecho do Livro: Oportunidades Disfarçadas, 2009, de Carlos Domingues, que by the way, recomendo a leitura. Aqui a reflexão é simples, o quanto sua empresa incentiva a criatividade, a inovação, você possui canais para recebimento […].
Pense em uma boa experiência para o seu cliente
Um erro comum: pensar no Produto, olhar para dentro, em suas ambições para o seu produto, como você gostaria que fosse, como seu time gostaria que fosse, como você sempre sonhou! Mas e o cliente? É necessário pensar no cliente, e não somente, mas também envolvê-lo na construção do seu produto. Para isso é necessário […].
Faça logo,
erre logo,
conserte rápido
A cultura de punição ao erro, ou o medo de errar ainda é muito comum, e costuma prejudicar demais as empresas, principalmente em fase de introdução ao mercado, ou crescimento. Mas basta se lembrar que essa é a única certeza em prestação de serviços, que erros vão acontecer, e a grande diferença entre seu negócio […].