Sua documentação de produto é da empresa ou está na cabeça dos funcionários?

23 de julho de 2025

Imagine uma empresa inteira dependendo do CEO para explicar como funciona sua plataforma. Parece ineficiente, certo? Pois essa é a realidade de muitos negócios que negligenciam um item fundamental para escalar com organização e eficiência: a documentação de produto.

A documentação de produto é muito mais do que um manual técnico. Ela é o repositório oficial do conhecimento sobre o produto incluindo sua lógica, infraestrutura, funcionalidades, modo de uso e visão estratégica. Esse material se divide geralmente em duas frentes complementares: a documentação técnica, voltada a desenvolvedores e engenheiros com foco em arquitetura, código-fonte e integrações; e a documentação de produto, que organiza o entendimento do negócio, descreve funcionalidades da plataforma, explica o passo a passo de uso e orienta times internos e externos sobre o valor e os objetivos do produto.

Na LM for Business, já atendemos empresas que chegaram até nós com plataformas robustas, mas sem nenhuma documentação. O desafio? Dificuldade para treinar novos colaboradores, gargalos na comunicação entre áreas, ineficiência nas vendas consultivas e uma enorme dependência da figura central do CEO para explicar como tudo funcionava. Nosso trabalho, nesse cenário, foi criar do zero uma documentação completa e estruturada, com base em escuta ativa com o time, testes práticos na plataforma e entendimento profundo do que precisava ser documentado de forma clara e acessível. O resultado foi uma estrutura de documentação robusta, centralizando em um único local todas as informações que cada pessoa detinha sobre o produto. Com atualizações a cada nova entrega, a iniciativa proporcionou mais autonomia para que os times de vendas e suporte consultassem informações de forma rápida e eficiente

Mais do que registrar informações, a documentação de produto orienta decisões. Documentos como os de requisitos, por exemplo, são elaborados com base em pesquisas de mercado e contribuições de diversas áreas, guiando o desenvolvimento e garantindo que a solução esteja alinhada às necessidades reais dos usuários. Roteiros de produto e manuais de uso facilitam a comunicação entre equipes técnicas e de negócios, promovendo colaboração e clareza de propósito.

E a documentação vai além da entrega de valor no presente. Ela protege o conhecimento da empresa e garante continuidade, mesmo com a rotatividade de profissionais. Um novo colaborador consegue se adaptar mais rápido, um investidor entende com mais profundidade o que está sendo construído, e o time ganha independência para explorar, vender e evoluir o produto.

Empresas que investem em documentação ganham em produtividade, clareza estratégica, autonomia das equipes e escalabilidade. Se você sente que sua operação depende demais de poucas pessoas para explicar o que deveria estar claro para todos, talvez seja hora de rever como sua empresa organiza [ou não]  o conhecimento dos seus produtos.

Na LM for Business, estruturamos a documentação com foco em entregar clareza para o negócio e para as pessoas. Porque não basta ter um bom produto. É preciso garantir que todos saibam usá-lo, entendê-lo e vendê-lo de forma clara, acessível e escalável.