Se não sabemos qual o resultado esperado, não deve ser priorizado
Existem frameworks e plataformas que auxiliam na implementação de métricas de acompanhamento do seu produto super difundidas no mercado, desde as mais conhecidas como Google Analytics, até ferramentas mais específicas como Hotjar, Mixpanel, etc.
O menu é amplo, o que acaba com qualquer barreira de: como vamos medir essas métricas de produto?
No mínimo o básico deve ser medido de uma nova feature, um novo módulo da sua plataforma, ou um novo serviço do seu produto, o engajamento. (Esses conceitos sobre a diferença entre feature, novo serviço, módulo, etc., fica para uma próxima, mas vamos falar disso em breve também).
Desenvolver essa cultura de gestão e acompanhamento do seu produto com base em métricas pode parecer complexo, mas não é. Comece implementando dentro do seu processo de entrada de demandas seja via discovery ou não, algum tipo de formulário que minimamente permita com que tenha essa informação de resultado esperado como obrigatório, trabalhe isso nas reuniões de definições, priorizações e pré-game com os stakeholders, comece com pequenos passos.
Priorize também demandas no backlog de integração e implementação de ferramentas básicas citadas aqui de analytics ou heatmaps, dê os primeiros passos.
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