Por que seus clientes te procuram?
Existem muitos pontos que fazem os clientes te procurarem, mas vamos falar sobre dois em específico, sendo eles: a experiência que você oferece e o valor do seu produto/serviço.
Cada vez mais as pessoas compram por experiência e nos últimos tempos as empresas vêm entendendo esse comportamento do consumidor e focando cada vez mais em oferecer uma boa experiência para o cliente/usuário, usando muito do conhecimento que as áreas de UX Research, UX Design podem oferecer, assim como o trabalho das pessoas responsáveis pelo CX e CS, que cuidam do relacionamento do cliente com a empresa.
Um ótimo case de mercado sobre experiência do usuário é o case da Zappos, eles tem uma estratégia de atendimento ao cliente que chamam de entrega “WOW”, segundo Tony Hsieh que foi fundador da Zappos, para alcançar o WOW, é necessário se diferenciar, fazer algo não convencional e inovador que esteja acima e além do esperado, e tudo que for feito deve ter um impacto emocional no receptor. Eles desenvolveram toda a cultura da empresa voltada para a experiência do usuário, pois acreditam que todos os funcionários precisam entender que a experiência do cliente é uma prioridade para toda empresa. Além disso, desenvolveram várias políticas de atendimento, como frete grátis e devoluções, ter as informações de contato fáceis de encontrar, chamas de atendimento sem limite de tempo e etc. Eles conseguiram trabalhar tão bem a experiência que um casal de clientes quis fazer sua cerimônia de casamento no escritório da empresa.
O outro ponto que faz os clientes te procurarem pode ser o valor, que é um dos três pilares que compõem o preço do produto: custos, valor (valor percebido pelo cliente), e mercado (concorrência). É importante que o cliente olhe para o valor do seu produto através de elementos como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e etc, pois isso pode ser o fator chave da decisão de escolha do cliente entre seu produto e de um concorrente, e está diretamente ligado a experiência que ele tem ou pode ter com sua marca. Essa é basicamente a diferença entre preço e valor, enquanto o preço é o número referente ao pagamento que engloba o valor percebido, custos financeiros e preço do mercado, o valor remete aos benefícios gerados por determinado produto ou serviço aos clientes.
Você pode entregar uma boa experiência e consequentemente agregar valor ao seu produto através de um bom relacionamento com seus clientes, conhecendo bem os seus diferenciais e utilizando-os de forma estratégica, colhendo feedbacks dos clientes e usuários e etc. Pensar em montar uma boa experiência ajuda a realizar vendas, auxilia na retenção e aumenta a possibilidade de novas compras, mas é importante ressaltar que esse é um processo longo que demanda atenção e cuidado, principalmente com os clientes, para está sempre aprimorando a experiência deles, reduzir despesas e ter resultados mais satisfatórios a longo prazo.