Por que preciso de um Product Designer?

17 de maio de 2022

Parece agilizar o processo não fazer pesquisa (research, UX research), parece ser mais ágil pular prototipação, não é mesmo? Às vezes também pode ser justificado pular essas etapas por falta de orçamento, ou não ter um profissional de Product Design e que levará tempo recrutar ou encontrar o orçamento, e por aí vai.

A verdade é que isso é um grande engano! Ter um profissional de Product Design, que vai pensar em todo o design do seu produto ou do seu serviço é tão necessário quanto ter um responsável pelo produto (Product Owner ou Product Manager). É esse profissional que vai estruturar toda fase de pesquisa com clientes, validação de hipóteses que solucionem problemas, vai estruturar e pensar em toda a arquitetura de usabilidade do seu software ou da sua operação, para uma entrega não só funcional (arquitetada pelo responsável pelo produto), mas também usual, que engaja seu cliente no uso, e não para por aí, essa função tem ganhado cada vez mais protagonismo, ferramentas e técnicas, frameworks como design critique que geram outputs de melhorias e avançando cada vez mais em co-responsabilidades de matérias como  growth atuando em métricas de sucesso e resultado do negócio. 

E não vamos esquecer de uma etapa essencial, prototipação e testes com clientes e mercado, coisa que os stakeholders adoram fazer por si só se colocando no lugar de clientes, que não são, grande engano, importante etapa do processo de design, mas que é ignorada sem precedentes. Nem vou começar a falar de matérias de UI, como Design System e etc., fica para uma próxima postagem.

Em poucas linhas falamos aqui de uma extensão de matérias de design, só dentro do eixo de UX, como: research, prototipação, growth e quase entramos em UI, mas ficou para uma próxima!

Quer conversar um pouco mais sobre o tema? Ficou curioso? Quer discutir algo ou algum conceito dito aqui? Acesse: www.lmforbusiness.com.br clique em entre em contato e vamos conversar!