MVP não é a primeira versão do seu produto
Revisitar os conceitos acadêmicos mesmos os mais difundidos é importante, as adaptações para a prática para o dia a dia invariavelmente podem distorcer conceitos ao longo do tempo, como exemplo disso o tema hoje é MVP (Minimum Viable Product).
MVP é uma versão simples de um negócio, produto ou serviço criada para ser testado seu conceito no mercado-alvo, com o mínimo de esforço para ser desenvolvido, um dos idealizadores do conceito disse: “Você está vendendo a visão e entregando um conjunto de características mínimas, feitas para os visionários, não para todo mundo” Steve Blank.
Isso significa que MVP precisa ter simplicidade com entrega do valor principal, mas é necessário abrir mão do que se entende como produto ideal levantado no processo de hipóteses, é necessário correr riscos para buscar um product market fit, precisa ter começo, meio e fim, não se pode desenvolver o produto final em cima de uma base do MVP e o objetivo final é de validar com seu mercado a proposta do Produto, por isso: MVP não é a primeira versão do seu produto, não escala e não tem product market fit comprovado.
Se você gostou do tema e quer falar um pouco mais sobre, acesse: www.lmforbusiness.com.br e venha bater um papo.