Seu problema pode ser falta de comunicação

23 de fevereiro de 2023

Os seres humanos têm uma capacidade natural de se relacionar, principalmente por conta da comunicação, que possibilita esse contato mais direto.

No meio corporativo, uma boa comunicação gera tomadas de decisão mais eficazes, colaboradores engajados e projetos bem-sucedidos, mas nem sempre as empresas dão a importância necessária para a elaboração de processos de comunicação interna, principalmente entre departamentos e subestimar essa necessidade pode acarretar em consequências ruins para a empresa. 

Segundo uma pesquisa da Clear Company, 86% dos executivos e colaboradores entrevistados afirmam que a culpa de problemas e fracassos da equipe se dá na falta de colaboração e comunicação. Alguns riscos dessa falta de comunicação podem ser o efeito silo – onde os departamentos começam a agir como se fossem organizações externas -, a falta de conhecimento dos processos da empresa, a circulação de informações incompletas ou distorcidas, decisões não comunicadas, perda da produtividade, pouca compreensão da cultura da empresa, prejuízos financeiros, entre outros.

Existem algumas formas de superar esses problemas e melhorar a comunicação entre os departamentos, como implementar canais de comunicação padrão, isso facilita a circulação de mensagens e comunicados importantes. É importante utilizar um canal que centralize e integre os departamentos, fazendo assim com que o time fique focado em uma ferramenta só e evite o excesso de canais de informação.

Automatizar processos internos e construir fluxos de troca de informações entre departamentos é de suma importância na construção dessa comunicação mais assertiva da empresa, assim fica mais fluida a comunicação entre os diferentes times.

É importante também engajar as lideranças para que a comunicação aconteça com qualidade, onde todos se comprometam com a melhoria do diálogo, se os líderes não demonstrarem preocupação e comprometimento com o assunto, fica mais difícil engajar as outras pessoas da empresa.

Outra dica é mensurar continuamente os resultados da comunicação, definindo assim um conjunto de indicadores que possa mostrar se a comunicação está funcionando ou se precisa de ajustes, como percentual de retrabalho, números de conflitos interpessoais, nível de produtividade, etc.

Além disso, existem várias metodologias que podem ajudar a aplicar e desenvolver uma boa comunicação na empresa, vai depender muito do tamanho da empresa, da cultura, dos ruídos que existem dentro da organização em relação a essa assunto, e etc., mas independente da estratégia, implementar bons processos comunicativos podem evitar grandes problemas para a corporação.