Como fazer boas estimativas de esforço das suas demandas
Esteja engajado e engaje seu time: desligue todas as fontes de distração possíveis e mantenha o foco, trabalhe para que o time não esteja vendo outras demandas, assuntos e conversas no paralelo, conscientize o time da importância da cerimônia de Refinamento (vide artigo: Refinamento – um investimento em Planejamento), trabalhe para que todos estejam no processo de corpo e alma presentes.
Estimule a curiosidade e perguntas: trabalhe com o time para que o conceito de perguntar mais, se demonstrar curioso e esclarecer todas as dúvidas seja algo apreciado por todo o time, pergunte mais, discuta mais, este também é um momento de equalização de conhecimento.
Compare antes de estimar: Faça relações e comparações entre as demandas, mas sempre evitando pensar em “quantos andares é necessário construir, mas sim quanto esse prédio é menor ou maior em relação aos demais”.
Carregue a mão, pense nos riscos: aqui uma parte que o time de negócio às vezes vai odiar, mas não há como os engenheiros e técnicos fugirem de serem “pessimistas”, porque o preço do otimismo pode fazer com que você tenha que lidar com muita coisa que estava fora de seu controle, gerencie expectativas dos stakeholders com o famoso: “Essa demanda é muito simples…”
O time parece cansado? É hora de parar. Como qualquer outro trabalho, a medida em que você e seu time estão cansados a qualidade e precisão das suas estimativas vão cair, é necessário bom senso e muito entrosamento com o time ao longo do tempo para trabalhar administrar bem o investimento de tempo com a Squad para que você não perca o trabalho feito.
Se interessou pelo conteúdo? Acesse esse e mais posts no Blog: aqui, acesse também a seção principal do site da LM for Business, compartilhe com seus contatos próximos se entender que a LM for Business pode ajudá-los, ou clique em entrar em contato para agendar um bate-papo.