A cultura engole a estratégia
Mas Leandro, o que tem a ver futebol com gestão de Produto? Eu te digo: TUDO, afinal o futebol é um Produto, hoje mais do que nunca um dos produtos de entretenimento que mais movimenta a economia com cifras milionárias, mas nem é sobre isso o artigo, fica esse papo para uma “outra pizza”.
O ponto é que Carlos Ancelotti, italiano ex-jogador e hoje treinador, um dos mais vitoriosos das últimas décadas, mostra o quanto é importante estudar conceitos difundidos de negócios e levá-los para business como o de entretenimento para profissionaliza-los ainda mais, citando em seu Livro Liderança Tranquila, algo importante que Peter Drucker já dava luz: “a cultura engole a estratégia”, e Ancelotti ainda vai além: “Sem empatia com a cultura, ainda se pode alcançar o sucesso, mas ele também pode vir a ser fugaz, difícil de ser mantido”
E aqui vamos traçar o paralelo e trazer algo que já até comentamos em artigos anteriores na LM for Business (vide também: www.lmforbusiness.com.br/blog) que reforça esse conceito de que a cultura se sobrepõe à estratégia, pois quando se tem como objetivo geração de resultados com a utilização de metodologias ágeis, não estamos falando apenas de framework, estamos falando de pessoas, ambiente, conjunto de hábitos, processos, estamos falando de cultura, então como eu disse antes no artigo: “A empresa inteligente permite que toda a cadeia de valor seja reconfigurada para obter escala e personalização” de 15 de Março de 2022, link, não adianta querer construir Squads trabalhando em modelos ágeis na construção do seu produto, mas não investir numa mentalidade ágil para todo o seu negócio impactando o funcionamento de toda a empresa, é como Ancelotti diz, você pode até encontrar sucesso na execução, mas os resultados não terão perenidade e isso tornar seu investimento em métodos algo “para inglês” ver.
Quer conversar um pouco mais sobre o tema? Ficou curioso? Quer discutir algo ou algum conceito dito aqui? Acesse: www.lmforbusiness.com.br e vamos conversar!